A Seção de Apoio aos Projetos Educacionais do Colégio Militar Dom Pedro II-CMDPII foi criada para atender a demanda do colégio por participações em concursos e olimpíadas do
conhecimento. Posteriormente, o campo de atuação foi ampliado em decorrência do surgimento de novas demandas e tecnologias na área de ensino, exigindo do colégio a absorção dessas inovações.
Atualmente, a seção presta suporte ao Departamento de Ensino no desenvolvimento acadêmico dos educandos do colégio, organizando as olimpíadas do conhecimento, concursos acadêmicos, desenvolvendo projetos nas áreas de robótica educacional, xadrez, entre outros.
Diante da necessidade de enriquecer e dar suporte a essas atividades, buscamos trabalhar as habilidades sócio emocionais, relacionar o conhecimento teórico ao prático, orientar os alunos nas escolhas de seus caminhos pedagógicos e profissionais e desenvolver a pesquisa e o pensamento científico. Tais ações têm a intenção de incentivar os estudantes na busca e aprimoramento de suas potencialidades.
Conheça alguns de nossos Projetos
Este projeto consiste em realizar simulações de organismos internacionais e nacionais internas, que hoje são novas ferramentas pedagógicas, superando assim a metodologia tradicional de ensino, onde o aluno é apenas um ouvinte. Essa prática permite que o aluno melhore a oratória e os argumentos de negociação, aliada a valores morais e éticos em busca da construção de um mundo sustentável.
Outro aspecto importante desse tipo de prática pedagógica é a integração que ocorre entre alunos de uma instituição federal de ensino superior e alunos de ensino médio e fundamental. Uma vez que isso proporciona uma visão mais crítica sobre o curso que o secundarista fu¬turamente optará na universidade. Por exemplo, ao participar de uma simulação na OMS – Organização Mundial da Saúde – o estudante convive com universitários da área de saúde e passa a entender, por meio de uma atividade prática, como é a área que possivelmente ingressará no futuro.
Na realização dessa atividade a escola também apoia a pesquisa universitária. Para cada evento realizado um livro ou uma revista, com registros de ISSN ou ISBN, é produzida. Tais artigos científicos levam em consideração os conteúdos que são abordados em sala de aula, assim como as realidades da agenda política nacional e internacional.
Este projeto busca ajudar os jovens na definição da carreira profissional, bem como identificar potenciais estudantes de Direito. Por meio de visitas dirigidas, o STJ transforma-se em um verdadeiro laboratório para alunos de nível médio do Distrito Federal e entorno, num trabalho que busca informar, apoiar e esclarecer as principais dúvidas de seus participantes, tornando a escolha profissional uma decisão mais autônoma e harmoniosa. O programa, no entanto, não traz benefícios apenas para os estudantes. As visitas às sessões de julgamento possibilitam ao Tribunal maior contato com a sociedade, favorecendo a divulgação de seu papel institucional. “O Despertar Vocacional Jurídico” é também uma forma de o STJ cumprir com seriedade um preceito constitucional: aquele que prevê a responsabilidade que toda instituição pública tem de contribuir na formação educacional e cidadã dos brasileiros.
Este projeto consiste em realizar simulações de organismos internacionais e nacionais internas, que hoje são novas ferramentas pedagógicas, superando assim a metodologia tradicional de ensino, onde o aluno é apenas um ouvinte. Essa prática permite que o aluno melhore a oratória e os argumentos de negociação, aliada a valores morais e éticos em busca da construção de um mundo sustentável.
Outro aspecto importante desse tipo de prática pedagógica é a integração que ocorre entre alunos de uma instituição federal de ensino superior e alunos de ensino médio e fundamental. Uma vez que isso proporciona uma visão mais crítica sobre o curso que o secundarista fu¬turamente optará na universidade. Por exemplo, ao participar de uma simulação na OMS – Organização Mundial da Saúde – o estudante convive com universitários da área de saúde e passa a entender, por meio de uma atividade prática, como é a área que possivelmente ingressará no futuro.
Na realização dessa atividade a escola também apoia a pesquisa universitária. Para cada evento realizado um livro ou uma revista, com registros de ISSN ou ISBN, é produzida. Tais artigos científicos levam em consideração os conteúdos que são abordados em sala de aula, assim como as realidades da agenda política nacional e internacional.