Quarta-feira (21/11), aconteceu no espaço da Banda de Música, uma palestra com o tema: Humanização das Relações nas Chefias Militares. O ministrante foi o Major Edmilson - Capelão Militar do CBMDF, e o evento foi organizado pelo SOEPAS e o Comando do CMDP II.

O Major Edmilson falou da importância das relações interpessoais, da validação das pessoas (reconhecer o que elas fazem de positivo), demonstrar interesse individual por cada um, demonstrando a importância da pessoa para a sua equipe de trabalho e deixou claro que estes conceitos fazem parte do RDE (Regulamento Disciplinar do Exército),
que enfatiza: “É dever do superior tratar os subordinados com interesse e bondade, honra pessoal, sentimento de dignidade própria e pundonor militar”.

O Capelão do CBMDF deixou claro a importância social dos militares e como são bem vistos por outras categorias de trabalhadores, seja pela organização de suas instituições ou pela disciplina sempre focada em um objetivo maior. Esclareceu que existe uma diferença clara entre chefe e líder, e que torna-se necessário fomentar a liderança encorajadora que motiva seus subornidados. Tratou também do paradigma das “relações mecanicistas”, que propõem a substituição de pessoas como se fossem descartáveis, ao invés de tratá-las. Disse que as crises são excelentes oportunidades para o surgimento de bons líderes e que o ambiente profissional tem grande importância na motivação do profissional, quando o ambiente é leve, respeitoso e os valores éticos prevalecem, os colaboradores tem grande estímulo em produzir.

Afirmou ainda, que em conversa com profissionais que são destaque no que fazem, percebeu que eles aprenderam a ver o lado positivo das situações e estão com um nível motivacional maior. Segundo o Major Capelão, um dos conceitos da administração moderna ensina que a liderança precisa ficar mais perto dos seus comandados.