A Educação Infantil realizou na última quinta-feira (28/03), uma formatura especial em celebração a Páscoa, Recepção aos Novos Alunos e Início do Projeto Valores.  No começo do evento, os alunos novos foram recebidos pelos professores, monitores e pais com uma calorosa salva de palmas.

Dando início ao Projeto Valores, os bonecos foram entregues simbolicamente às professoras de sala. O Projeto Valores foi idealizado pela professora Maria do Carmo e consiste na confecção (pelos próprios alunos) de um boneco de pano, em cada sala. Diariamente, um aluno leva o boneco do projeto para a sua residência e anota em um livro próprio as atividades realizadas em seu lar com a presença do novo amiguinho. “É uma forma lúdica de trabalhar a socialização dos alunos e desenvolver o senso de responsabilidade, pois eles precisam cuidar do transporte e da integridade física do visitante da casa” – afirma a professora Maria do Carmo.

Os pais recebem um pedido para enviarem (no dia seguinte) o boneco vestido com uma roupa infantil - que ao final do ano será doada para instituições de caridade. Outra característica marcante é que o boneco possui nomes de valores: bondade e alegria (Infantil IV A e IV D), Sabedoria e Respeito (Infantil IV B e IV D), Amor e Ternura (IV C e IV D), Amizade e Caridade (Infantil V A e V D), Lealdade e Fidelidade (Infantil V B e V D), União e Harmonia (Infantil V C e V F), Carinho e Sinceridade (1º ano A e 1º ano D), Bondade e Humildade (1º ano B e 1º ano E), Paz e Serenidade (1º ano C e 1º ano F) que são diferentes em cada sala de aula. A coloração do mascote é variada, representando as diferentes raças: brancos, negros e pardos, por exemplo. A Coordenadora da Educação Infantil – Senhora Jacqueline Borges, em seu discurso, enfatizou a importância do Projeto: “O Projeto trabalha a questão do respeito, das diferenças étnicas, sociais, culturais e econômicas. Com a o projeto, a aceitação do outro como ele é torna-se mais harmônica e natural.”

Por fim, comandados pelo Sargento Emílio (monitor e instrutor da Educação Infantil) os alunos deram uma amostra do que aprenderam sobre ordem unida (que é a execução de movimentos militares), realizando com desenvoltura os comandos de: Sentido, descansar, cobrir, firme, frente para retaguarda e apresentar arma. Os pais ficaram emocionados e aplaudiram bastante.

Confira as fotos em nosso Facebook