PROJETO MOMENTO CULTURAL 

 

Foi numa tarde singela

De muita luz e beleza

Que se deu encontro

De arte e nobreza

 

Na Sala de Leitura

Você provou que conhece cultura

Apresentando seu trabalho

Com muita desenvoltura

 

Um agradecimento super especial, a você

Meu aluno querido

Que fez se brilhar no Momento Cultural

(Juliana Nery)

 

Na última semana, que antecedeu o recesso de julho, os alunos do 3º ao 5º ano participaram do Momento Cultural promovido pela Sala de Leitura Monteiro Lobato. Com o tema cordel: uma viagem pela literatura nordestina, esse projeto teve por finalidade contribuir para a inserção dos alunos em práticas artísticas e de leitura visando o resgate da cultura popular brasileira especificamente o cordel.

Durante as aulas, os alunos tiveram a oportunidade de imersão na cultura literária nordestina: fazendo releituras de xilogravuras, conhecendo as obras literárias em cordel e ouvindo músicas relacionadas ao tema. Todo o projeto foi trabalhado conjuntamente com os livros lidos durante o semestre.

O Momento Cultural contou com as seguintes modalidades de apresentação: teatro, jogral, dança, canto e fantoche. Cada aluno, em seu grupo, apresentou para sua turma a modalidade artística na qual mais se identificava. A Sala de Leitura Monteiro Lobato sabe que cada aluno é único e por isso, deixou que cada um fosse livre para escolher como e o que apresentar. Foi um marco para que os alunos soubessem que o trabalho em grupo é fundamental, pois cada criança pode contribuir da sua maneira. O compartilhamento de ideias entre os alunos fez com que se pudesse aproveitar diferentes talentos e habilidades para que o Momento Cultural da Sala de Leitura Monteiro Lobato fosse um momento verdadeiramente incrível.