O COMANDO DO CMDP II INFORMA A TODA A COMUNIDADE ESCOLAR QUE NÃO HÁ MOTIVOS PARA PREOCUPAÇÃO SOBRE OS CASOS DE CAXUMBA RECENTEMENTE NOTIFICADOS

No dia 26 de maio, domingo, chegou a informação ao Comando do CMDP II da ocorrência de 12 casos de caxumba, informados por familiares. Na segunda-feira (27/05), a escola notificou a Secretaria de Saúde e iniciou um processo de triagem e atendimento de possíveis casos de caxumba. Nesta ocasião foram atendidos 35 alunos, ficando 14 destes como prováveis casos. Conforme recomendação para enfrentamento desta situação, todos os casos confirmados e suspeitos foram afastados do ambiente escolar, com o objetivo de diminuir a transmissão da doença.

Na manhã seguinte (28/05), o Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Região Central (Secretaria da Saúde do DF) realizou uma vacinação de bloqueio, no Posto de Primeiros Socorros da Escola, priorizando aqueles não vacinados. Foram avaliados 377 cartões de vacina e vacinados 106 alunos e funcionários.

Como medida preventiva, foi disponibilizado álcool em gel para reforçar a higienização das mãos, na escola. O Major Evóide - médico do CBMDF e os órgãos de controle estão auxiliando o Comando do CMDP II nas medidas necessárias sobre os casos de caxumba, não havendo até o momento orientação para a suspensão das aulas.

O CMDPII continuará monitorando a situação, caso existam novas notificações as informações serão repassadas aos profissionais dos órgãos responsáveis.