Infelizmente, vivemos numa cidade onde a questão de segurança deve ter sempre um grau de prioridade. Por mais que nos custe, às vezes nos vemos obrigados a exigir de nossos alunos posturas e condicionamentos de proteção e de prevenção. O Colégio busca aperfeiçoar seus sistemas e normas de segurança, porém, é importante a atenção constante de todos. Mais do que qualquer providência tomada pelo Colégio, as orientações dos pais e responsáveis são essenciais a seus filhos e dependentes.

Assim, de uma forma geral, pedimos que pais e alunos observem o seguinte:

  • recomendamos que seja evitado, ao máximo, que os alunos venham para o Colégio com jóias, objetos de valor, grandes somas de dinheiro, brinquedos ou jogos eletrônicos, pois o Colégio proíbe e não se responsabiliza por tais objetos;
  • no caso dos alunos que vêm para o Colégio desacompanhados de adultos, sempre que possível, o façam em grupo;
  • imediatamente relatar ao Corpo de Alunos, por meio da equipe de monitores ou professores, qualquer evento que considerar anormal dentro e fora do Colégio;
  • não sair ou entrar no Colégio acompanhado de pessoas desconhecidas;
  • não aceitar nada de pessoas desconhecidas;
  • não aceitar, nem pedir caronas;
  • sempre informar em casa sobre as mudanças no horário de entrada ou saída;
  • chegar ao Colégio no horário de abertura do portão, evitando assim ficar um longo tempo do lado de fora do portão;
  • não afastar-se do portão do Colégio por quaisquer motivos;
  • na eventualidade de qualquer movimento estranho, acidente ou outro tipo de transtorno nas imediações do Colégio, esperar dentro do mesmo, aguardando orientação ou normalização da situação;
  • cuidado redobrado ao atravessar a rua em frente ao Colégio, mesmo na faixa de pedestres, nos horários de entrada e saída. Deve-se prestar atenção aos carros, motos e bicicletas, que muitas vezes trafegam na contramão.

RESPONSABILIDADES NO USO EDUCATIVO DA MÍDIA

O computador e o vídeo estão plenamente integrados ao modo de ensinar do CMDP II, e os alunos dispõem de laboratórios de informática e de acesso permanente à Internet. Os alunos, em geral, são “internautas” muito habilidosos, mas devem ser orientados para aplicar este conhecimento de forma inteligente e respeitosa, preservando a si mesmos, a seus familiares, a seus colegas e ao Colégio. O mesmo vale para os vídeos produzidos espontaneamente por eles ou para trabalhos da escola.
Um exemplo de uso irresponsável da Internet é disponibilizar em sites ou “email” textos e fotos ofensivos aos seus colegas e ao Corpo Docente do Colégio. Ridicularizar alguém, ofendendo sua dignidade ou decoro está definido como crime de injúria no art. 140 do Código Penal. E a punição é detenção de 1 a 6 meses ou multa. Já a pena para difamação é detenção de 3 meses a 1 ano e multa. E, para quem é menor de idade, a responsabilidade é transferida aos pais.
O acesso a sites impróprios também constitui uma grave transgressão às normas de convivência e do Regimento Escolar, passível de sanção.
Cuidados especiais devem ser dispensados aos “Fotologs” e “Orkut” de uso tão comum entre os mais novos. Os responsáveis devem orientar os alunos para os riscos de uma exposição desnecessária que pode causar constrangimentos e danos à própria imagem do aluno, de seus colegas, de sua família, dos profissionais do Corpo Docente e do CMDP II.

TELEFONE CELULAR, OBJETOS DE VALOR E OUTROS

O Colégio não se responsabiliza por celulares, objetos de valor ou que despertem a curiosidade, interesse ou até cobiça de terceiros. Por isso, cada aluno deve cuidar de sua mochila e de seu material.
Não é permitido o uso de aparelhos de som pessoais (“walkmans”, “disc-mans”, aparelhos de MP3 ou MP4 ou similiares). A utilização desses aparelhos, assim como de celulares e jogos eletrônicos durante as aulas implicará o recolhimento do aparelho, o qual será devolvido somente aos responsáveis. Alunos e professores deverão manter seus aparelhos pessoais de comunicação desligados durante as aulas.
O aluno que der por falta de qualquer item de seu material escolar ou objeto pessoal deve informar imediatamente ao professor ou monitor que estiver ministrando instrução a sua turma naquele horário, a quem cabe tomar todas as providências administrativas cabíveis e possíveis. Consequentemente, o Comando do Colégio solicita que se restrinja ao máximo o porte de objetos de valor durante o ano letivo.