Na terça-feira (31/07), o Departamento de Estradas e Rodagens (DER – DF), recebeu os alunos do 1° ano do Ensino Fundamental, na Escola Vivencial de Trânsito – TRANSITOLÂNDIA (mini cidade de trânsito com regras da legislação vigente), cujo projeto educativo visa sensibilizar os alunos para questões relacionadas ao trânsito. O DER disponibiliza recursos pedagógicos para situações cotidianas de trânsito que podem ser vivenciadas numa “cidade-modelo”. A transitolândia tem como referência projetos de educação para o trânsito desenvolvidos na Escócia, Holanda, Alemanha e Estados Unidos, onde ficou constatado que tais iniciativas, de fato, tornaram o trânsito mais seguro, formando pedestres mais conscientes.

Personalidades célebres e autoridades participaram do passeio na Transitolândia: Felipe Massa (ex-piloto de fórmula 1 e Embaixador da Fia para assuntos de Segurança Pública), Jean Todt e Alexandre Balby (Ministro das Cidades). As crianças ficaram empolgadas com a presença do piloto Felipe Massa: “-Ele é legal, dirigiu o carrinho com a gente na cidade, gostei muito do passeio”, afirma Kaliel Vieira (1° ano A). Já a Aluna Ana Costa (1° ano A) afirmou ter gostado da parte cênica: “ gostei muito do teatrinho com a Super Faixa e a Maria da Via”, enfatiza a aluna.

O objetivo do projeto é promover a segurança e humanização do trânsito, nas vias do DF, por intermédio de atividades pedagógicas elaboradas de forma lúdica, elas envolvem conhecimento teórico e prático. Nesse sentido, o projeto tem  o propósito de levar as crianças à participação e à reflexão sobre o seu papel no trânsito. As atividades propostas são: atividades lúdico-pedagógica, contemplando assuntos pertinentes ao trânsito seguro; - jogos educativos; - experiência vivencial na Mini-cidade do Trânsito.